Após prisão, Flamengo e Corinthians largam Universidade Brasil

No início de setembro, a Universidade Brasil, patrocinadora de Atlético-MG, Corinthians e Flamengo, ganhou as páginas do noticiário policial. O dono da instituição, José Fernando Pinto da Costa, foi preso pela Polícia Federal acusado de fraude no programa Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) do governo federal. Solto cerca de 15 dias depois, mas sem poder retomar as funções na entidade e também acumulando um novo processo, de ameaça a alunos, Costa viu agora a debandada dos clubes que ele patrocinava.

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Nesta quarta-feira (23), o Corinthians anunciou que, entre janeiro e junho do ano que vem, a Totvs, que era parceira comercial do clube, mas sem ter exposição na camisa, herdará a vaga que está com a instituição de ensino no uniforme. O anúncio do patrocínio aconteceria nesta quinta-feira (24), em um evento no CT corintiano, mas o clube preferiu fazer apenas um comunicado à imprensa.

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O clube paulista foi o segundo time patrocinado pela Universidade Brasil que “abandonou” o patrocinador. No último domingo (20), sem alarde, o Flamengo tirou a marca da instituição da camisa e estreou o apoio da Sportsbet.io, empresa de apostas que já era parceira do clube, mas também não tinha exposição de marca.

Foto: Reprodução / Twitter (@Flamengo)

O único clube que ainda mantém vínculo mais duradouro com o patrocinador é o Atlético, que no final de 2018 lançou o projeto Universidade do Galo em parceria com a instituição. Com três unidades e ainda um módulo de ensino a distância, o Atlético deve ter mais dificuldades para romper o contrato com o patrocinador, que já está há meses sem pagar o clube por ter tido suas contas bloqueadas na Justiça.

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A debandada dos dois clubes mais populares do país freia de vez os planos ambiciosos que Pinto da Costa tinha para a Universidade Brasil no futebol. A instituição começou a investir no esporte em 2017, com a CBF. Meses depois, fechou com Flamengo e Corinthians. Em 2018, entrou em litígio com a CBF, que rompeu com ela o acordo que tinha. Foi então que surgiu o negócio com o Atlético-MG.

A criação da Universidade do Galo aumentou o apetite da instituição no esporte, e por pouco não foram lançados projetos similares com o Corinthians em seu estádio e também com o Flamengo. Neste ano, a instituição chegou a participar da concorrência para assumir o controle do Estádio do Pacaembu, em São Paulo, em uma parceria que envolvia o Santos. Um dos desejos de Pinto da Costa ao assumir a gestão do estádio era criar uma grande universidade dentro dele.

Foto: Reprodução

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