Depois de punir ao Barcelona, a Fifa também investiga possíveis irregularidades do Real Madrid e no Atlético de Madri no mercado de transferência de jogadores estrangeiros menores de 18 anos.
A entidade que comanda o futebol puniu o clube da Catalunha com a proibição de assinar com qualquer atleta por duas janelas de transferências por causa de irregularidades na contratação de atletas de categorias de base. A sanção, confirmada pela Corte de Arbitragem do Esporte, última instância de julgamento, gerou a demissão de Albert Puig e Guillermo Amor, que eram os principais responsáveis pelas categorias de base do Barcelona.
Ao contrário do Barcelona, as investigações em relação aos clubes de Madri ainda não foram concluídas. O foco de atenção da Fifa é a possibilidade de uso de clubes menores, com os quais Real e Atlético possuem parcerias, como ponte para a contratação de garotos de forma irregular. Cerca de 70 contratos de atletas estão sendo investigados.
O processo teve início em novembro. Se as suspeitas forem confirmadas, Real Madrid e Atlético de Madri estão sujeitos às mesmas penas impostas ao Barcelona. Ou seja, os clubes podem ser impedidos de participar de um ou duas janelas de transferência ou condenados a pagar multa.