Empresa mais contundente nas cobranças à Fifa desde a semana passada, quando o escândalo de corrupção no futebol mundial veio à tona, a Visa sinalizou com a manutenção do patrocínio à entidade após a renúncia de Joseph Blatter nesta terça-feira, 2 de junho. Em nota oficial, a empresa fala em transparência, integridade e profunda revisão no futebol mundial a partir da mudança de comando.
“Nos sentimos encorajados pelo reconhecimento da Fifa de que a reforma extensa é fundamental e necessária, como refletido pelo anúncio de que o presidente Blatter renunciou em que a Fifa será submetida a uma profunda revisão. Esse é o primeiro passo significativo para reconstruir a confiança pública, mas com mais trabalho pela frente”, diz o comunicado.
A companhia de cartões, no entanto, voltou a cobrar medidas rápidas para reconstruir a imagem do futebol.”Transparência, integridade e fair-play devem ser a imagem da nova administração e a Visa está pronta para trabalhar com a Fifa em cima desses princípios. Repetimos, porém, que a nossa expectativa é que a Fifa irá tomar medidas rápidas e imediatas no sentido de abordar as questões de sua organização para reconstruir, com ética, a reputação dos jogos para os fãs ao redor do mundo”.
Na última quarta-feira (27), dia em que as denúncias de corrupção assolaram o esporte e culminaram na prisão de sete dirigentes, entre eles o ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) José Maria Marin, a Visa chegou a ameaçar com o rompimento do contrato caso a Fifa não se posicionasse de maneira agressiva diante da crise.
Coca-Cola, Adidas, Budweiser e McDonald’s também emitiram notas sobre a saída de Blatter da Fifa depois de 17 anos, mas adotaram um tom mais comemorativo em seus posicionamentos oficiais.