Após reunião, LNB aposta em tripé para crescer

Entidade busca reformular áreas de comunicação, comercial e social

Entidade busca reformular áreas de comunicação, comercial e social

O conselho de marketing da Liga Nacional de Basquete (LNB), responsável pela organização do Novo Basquete Brasil (NBB), principal torneio da modalidade no Brasil, se reuniu no último fim de semana na cidade de Joinville, em Santa Catarina, para debater o planejamento estratégico a ser adotado na próxima temporada.

Estiveram presentes o gerente-executivo da LNB, Sérgio Domenici, um representante da TV Globo e três dos quatro integrantes do conselho: Luis Silva, diretor do Araldite/Univille; Marcelo Vido, diretor de negócios e marketing do Minas Tênis Clube; e Juliana Poli, diretora de comunicação e marketing do Itabom/Bauru. O encontro durou três dias e definiu metas a serem alcançadas.

Para atingir um dos principais objetivos, atrair o público para os ginásios, por exemplo, o conselho definiu três etapas. “A primeira é atrair o público que nos interessa, os jovens”, explica o gerente-executivo da entidade à Máquina do Esporte. “A segunda parte é pensar no entretenimento desse público durante as partidas e, por fim, a fidelização, com o intuito de fazê-lo voltar e acompanhar a liga”.

Um dos primeiros projetos a ser colocado em prática é a padronização de procedimentos. O layout das quadras será uniformizado, a fim de proporcionar aparência mais profissional e atrativa às empresas interessadas em anunciar. A padronização abrange desde o local em si até uniformes de jogadores e comissão técnica e materiais de jogo, como placas de substituição.

Outra iniciativa nesse sentido será a contratação de profissionais específicos para a área promocional dos clubes. O intuito da entidade é fazer com que os membros, em vez de contratar empresa terceirizada para a atividade, tenham profissionais treinados de acordo com as regras da LNB, para que as promoções sejam realizadas de maneira uniforme.

A participação da LNB na internet e em redes sociais também será reformulada. Espera-se que, após processo de licitação, nova empresa seja contratada para refazer o site da entidade, ampliar os canais de interatividade com o público e criar novas ferramentas de venda. “Uma série de estratégias para que o site tenha cada vez mais volume de acessos únicos e maior tempo de permanência”, diz Domenici.

Além da área comercial e da comunicação, a reunião do conselho de marketing serviu para firmar compromisso em expandir a atuação em projetos sociais. Por enquanto, esse nicho é denominado “NBB Social”, mas deverá ser renomeado em breve. A LNB pretende estimular clubes de basquete a desenvolver ações sociais dentro dos próprios clubes e nas cidades que visita para partidas.

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