A união entre os quatro grandes clubes do Rio de Janeiro no impasse entre Rede Globo e Clube dos 13, consolidada na última quinta-feira (17), quando os quatro presidentes se reuniram para anunciar que irão negociar direitos televisivos separadamente, tem novo capítulo. Nesta semana, o quarteto irá se reunir para analisar o mercado.
Os departamentos de marketing, comercial e financeiro de Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo farão reuniões para alinhar visões e metas. “A proposta é fazer uma comissão técnica conjunta e avaliar o cenário, as alternativas e os condicionantes”, explica Marcelo Guimarães, diretor de marketing do Botafogo.
O objetivo é prover informações necessárias para que Patrícia Amorim, Peter Siemsen, Roberto Dinamite e Maurício Assumpção, respectivamente, tenham argumentos para negociar direitos televisivos diretamente com emissoras, tarefa antes relegada ao Clube dos 13. Essa negociação, segundo Guimarães, terá elementos novos.
“Haverá uma lógica mais ampla na negociação, questões que não são abordadas diretamente, mas que têm sido cada vez mais consideradas”, justifica o diretor do Botafogo à Máquina do Esporte. Entre itens que devem ser abordados, por exemplo, está a exposição de marcas parceiras dos clubes, algo pouco praticado pela Globo até aqui.
Enquanto as negociações não começam, contudo, a ordem é entender o mercado. A vice-presidência de marketing do Fluminense, comandada por Idel Halfen, já foi incumbida de estudar índices de audiência, números relacionados ao assunto e analisar implicações legais. Munido de informações e dados, o quarteto espera se valorizar.
Leia mais: