O UFC agiu rápido e anunciou nesta quarta-feira (11) a contratação de duas agências de marketing para tocar os projetos comerciais e captação de patrocínio no Brasil: a Go4it e a Try. A informação chega um dia após a 9ine, presidida por Ronaldo, se desligar do esporte por não concordar com as novas regras de patrocínio, que impõem o uso da Reebok pelos atletas.
O portfólio da Go4it conta com os nomes de Gabriel Medina, Thiago Silva e Felipe Nasr, com foco no mercado de consultoria esportiva e conteúdo, utilizando a tecnologia para criar experiências inovadoras.
“Iniciamos a parceria com o UFC com todo o conhecimento e expertise no universo do MMA. A Go4it chega com uma visão única e conhecimento em tecnologia aplicada ao esporte. Vamos inovar em ativações e parcerias para a marca no país. Nossa ideia é criar e eternizar cases de sucesso junto ao UFC”, disse José Roberto Pacheco, diretor comercial e de parcerias estratégias da Go4it.
Em nota distribuída à imprensa, o UFC destacou que a agência apoiou a vinda do esporte para o Brasil em 2011, e liderou o programa de captação de patrocínios nos três primeiros anos.
Já a Try, com 20 anos de mercado, chega para trabalhar na gestão de projetos e ativação das marcas.
“A Try inicia este desafio como responsável pela captação de novos patrocinadores para o UFC® Brasil, uma marca cada vez mais consolidada no mercado esportivo e com potencial de marketing global. Agradecemos ao UFC Brasil pela confiança em nossos projetos”, afirmou Nelson Aerts, diretor da Try.
O contrato é válido apenas para o o UFC. Os atletas gerenciados pela 9ine até o fim de semana – Junior Cigano e Vitor Belfort – continuam sem gestores comerciais.
“Analisamos e conversamos com as melhores agências do mercado. Após uma série de entrevistas, optamos pela Go4it e Try pelo comprometimento e seriedade de ambas. Procurávamos por parceiros com a energia e entendimento do nosso negócio e, por isso, nossa escolha não poderia ser outra”, explicou Giovani Decker, diretor geral do Ultimate no Brasil.
Entenda a saída da 9ine dos octógonos
O acordo de exclusividade de Reebok e UFC assinado em dezembro do ano passado culminou, nesta terça-feira (10), com a saída da 9ine Sports & Entertainment, agência de marketing presidida por Ronaldo Nazário de Lima, dos octógonos.
O contrato impõe que todos os lutadores usem roupas exclusivamente da Reebok na semana da luta, e não podem estampar as marcas de seus patrocinadores pessoais dentro do octógono, seja no uniforme da luta ou em banners personalizados, que estão banidos.
Em julho, José Aldo foi o primeiro atleta a criticar abertamente a nova regra de patrocínio, estimando em cerca de R$ 40 mil a perda mensal com os contratos pessoais.
A decisão afeta diretamente Junior Cigano e Vitor Belfort, todos gerenciados pela empresa do ex-jogador. Em comunicado, a 9ine afirmou que se retirou definitivamente do “negócio UFC”, incluindo eventos e lutadores.
O anúncio chega três dias após a vitória de Belfort sobre Dan Henderson, em São Paulo. Transmitida pela Rede Globo, a série de seis lutas realizadas na madrugada de sábado para domingo registrou 12 pontos de média e 42% de share, um crescimento de 100% da audiência da mesma faixa horária nas semanas anteriores.
No Rio de Janeiro, o evento cravou 11 pontos e participação de 47%. Exibida entre 3h49 e 3h57, a luta de Vitor Belfort marcou 11 pontos com 47% de share em São Paulo e 9 pontos, com participação de 55%, no Rio de Janeiro.
Antes do evento, o último do contrato vigente entre Globo e UFC, o diretor geral do Ultimate no Brasil, Giovani Decker, disse ao blog Na Grade que a renovação para 2016 está em andamento.
“Nunca existiu a Globo não querer renovar, houve só uma conversa normal de renovação e as coisas estão aí para ser assinadas, totalmente nos trilhos. Já sobre o ‘TUF’, estamos com discussões, elas ainda estão em abertas, estamos discutindo novos formatos, algo que seja viável para o Brasil e estou bem otimista que vamos fazer”.
A reportagem da Máquina do Esporte tentou contato com Decker durante toda a manhã desta terça-feira, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria.
Leia o comunicado 9ine na íntegra:
Comunicamos que a partir desta data a 9ine Sports & Entertainment se retira de qualquer negociação que envolva o UFC, seus eventos ou lutadores. A agência não acredita no novo modelo adotado pela empresa na captação de patrocínio e é de opinião que este fere diretamente todos os atletas da organização, além das empresas que apoiaram e apostaram no UFC por longos anos.
A história entre 9ine e UFC é antiga. Fomos a primeira agência de marketing esportivo e entretenimento a mergulhar de cabeça em projetos propostos pela franquia. Fomos também pioneiros ao trabalhar a imagem de lutadores como Anderson Silva, Junior Cigano e mais recentemente Vitor Belfort. Todos campeões e referências em suas categorias.
Mas nem só de negócios se faz uma grande empresa. Temos princípios fundados na visão de um ex-atleta e amante do esporte. Nosso presidente, Ronaldo Nazário, não tolera ver uma organização alterar suas regras de captação de patrocínio e remuneração dos lutadores — de maneira arbitrária — sem tomar uma posição.
Sendo assim, a 9ine sai do “negócio UFC” sem deixar de se posicionar a respeito do que acreditamos ser uma injustiça com os atletas, verdadeiros guerreiros, que vivem do MMA. A eles, desejamos todo o sucesso e sabedoria para lidar com as dificuldades que se avizinham.