Após suspensão, Rússia faz primeira reunião com Agência Antidoping

Vitali Mutko, ministro dos Esportes da Rússia

A Wada (Agência Mundial Antidoping) se reuniu pela primeira vez com a Rússia, desde que recomendou a suspensão do país das competições por ser conivente com o uso de doping de seus atletas. David Howman, diretor-geral da agência, comandou uma delegação que se encontrou com os representantes russos, chefiados pelo ministro dos Esportes do país, Vitali Mutko.

“A Wada está satisfeita com as garantidas apresentadas pelo ministro Mutko para fazer frente às questões levantadas pelo relatório da Comissão Independente”, afirmou Howman, referido-se à investigação comandada pelo ex-presidente da agência, Dick Pound, que recomendou o banimento do atletismo da Rússia de qualquer competição.

Apesar disso, o neozelandês deu sinais de que os atletas russos, limpos ou não, correm o risco de ficar sem pátria para defender nos Jogos do Rio de Janeiro-2016.

“Há, no entanto, ainda muito trabalho a ser feito pela Rusada [Agência Antidoping Russa]. É fundamental que o programa antidoping da Rússia seja revisto, com o intuito de proteger os direitos dos atletas do resto do mundo que competem limpos e para restabelecer a confiança dos torcedores no atletismo russo”, comentou o dirigente.

 

Sair da versão mobile