Sai Tom Brady e entra Stephen Curry. Não, esta não é uma substituição possível dentro do esporte pelo fato de um ser uma estrela do futebol americano enquanto o outro é do basquete. Mas é exatamente isso que vai acontecer na plataforma de streaming Facebook Watch. A rede social liderada por Mark Zuckerberg anunciou que está produzindo um documentário de seis episódios, com 15 minutos cada, batizado de “Stephen vs The Game”.
Em conjunto com a produtora do próprio Curry, a Unanimous Media, e o diretor Gotham Chopra, a série surge depois do sucesso de “Tom vs Time”, que se concentrou na vida do quarterback do New England Patriots, da NFL. Coincidentemente ou não, os dois astros são patrocinados pela marca americana Under Armour.
De acordo com o Facebook, o novo documentário acompanha o dia a dia do armador do Golden State Warriors, da NBA. O início é na temporada passada, quando o astro ajudou a levar a franquia da Califórnia à quarta final seguida e ao terceiro título da liga americana de basquete em quatro anos.
Além do jogador dentro de quadra, a série ainda mostra os bastidores da vida pessoal de Curry, nos treinamentos, em casa, com a família, em momentos de fé e até em vídeos caseiros feitos na época em que iniciava a carreira no basquete juvenil.
“Acreditamos que os atletas são suas próprias empresas de mídia. E através de plataformas sociais como a nossa, estamos realmente nos concentrando em atletas poderem aproveitar esse meio de maneiras que antes não eram possíveis. Esta é uma tendência realmente poderosa que está acontecendo, e Stephen é um dos líderes nesse meio”, declarou Dan Reed, vice-presidente de parcerias esportivas e de mídia globais do Facebook.
Uma estimativa da própria rede social mostrou que existem cerca de 700 milhões de fãs de esportes no Facebook e que a grande maioria das conexões no site é entre fãs e atletas individuais, mais, na verdade, do que entre torcedores e equipes ou torcedores e ligas juntas. Prova de que apostar em ídolos individuais é uma tendência que deve crescer cada vez mais.
Já pelo lado do jogador, o documentário mostra a força que Curry vem ganhando no setor de mídia. O armador fundou a Unanimous Media no ano passado em parceria com a multinacional Sony e já tem alguns trabalhos em curso, como um documentário e até um longa-metragem, do qual ele é produtor executivo.
Quanto a uma terceira temporada com um terceiro personagem diferente, a série de documentários do Facebook Watch parece já ter um favorito, apesar de não haver nada sido conversado na prática.
“A NBA é essa máquina cultural para a América. Forças culturais e políticas estão se reunindo aqui, e eu olho para o mundo e vejo a Premier League, com o Brexit acontecendo ao mesmo tempo que esses jogadores internacionais estão chegando. Eu acho que Mohamed Salah é um cara fascinante e seria uma ótima escolha”, revelou o diretor Gotham Chopra.