Após três meses, Federer explica troca da Nike pela Uniqlo

No último dia 2 de julho, Roger Federer confirmou especulações que vinham de alguns meses antes e entrou em quadra para disputar o torneio de Wimbledon vestido de Uniqlo. Acabava ali um contrato de 20 anos com a gigante americana Nike e começava uma nova parceria com a marca japonesa pelos próximos dez anos. Agora, três meses depois, o tenista explicou o que o fez mudar de patrocinador.

Foto: Reprodução / Photoshot

De acordo com a imprensa europeia, Federer decidiu fazer a troca por conta da promessa da Uniqlo de continuar com o compromisso após o suíço decidir se aposentar. Aos 37 anos, Federer ainda joga em alto nível, é o atual número 2 do ranking mundial, mas sabe que sua carreira não vai durar para sempre. E a Uniqlo ofereceu um contrato de dez anos. Até lá, é certo que o suíço já estará fora das quadras.

O tenista comentou uma conversa que teve com Tadashi Yanai, presidente executivo da Uniqlo, e John Jay, diretor executivo de criação da marca japonesa, como estopim para a decisão. Foi ali que ele percebeu que a Uniqlo oferecia melhores benefícios pós-carreira que a Nike.

“’Um dia vou me aposentar do tênis, mas não vou me aposentar da vida. A vida vai continuar, e a Uniqlo e o senhor Yanai mostraram que acreditam em mim de maneira muito forte como sendo muito importante para a sua marca, mesmo com a certeza de que meus dias de atleta vão terminar em algum momento”, afirmou o suíço.

O lado financeiro também pesou. Apesar de não haver uma confirmação oficial, nos bastidores fala-se que Federer assinou para ganhar US$ 30 milhões por ano da Uniqlo. O valor é o triplo do que o tenista recebia da Nike.

Agora embaixador global da marca japonesa, Federer ainda reiterou que um dos seus principais objetivos após deixar as quadras é desenvolver o trabalho de caridade iniciado por meio de sua fundação, que visa capacitar e melhorar a vida de crianças em situação de pobreza por meio da educação.

“Algumas crianças não podem ir à escola, apesar de quererem. Outras vão à escola, mas não recebem uma educação de qualidade. É aqui que a Fundação Roger Federer tenta fazer a diferença na região que compreende o sul da África. E a Uniqlo compartilha essa visão comigo”, concluiu o tenista, que é considerado por muitos especialistas como o melhor de todos os tempos.

Sair da versão mobile