Aposentadoria turbina Ronaldo em redes sociais

Desde que a empresa de telefonia Claro patrocinou a criação de um perfil de Ronaldo no portal de microblogs Twitter, o atacante se transformou em figura assídua na rede social. Foi ali que ele passou a interagir com o público e até a se envolver em polêmicas. Nada disso, porém, teve tanta repercussão quanto a aposentadoria do “Fenômeno”.

Ronaldo anunciou no dia 14 de fevereiro deste ano que havia decidido antecipar em alguns meses o fim de sua carreira como jogador – inicialmente, ele tinha previsto esse desfecho para o fim de 2011. Nada data de sua última coletiva como atleta, o nome do maior artilheiro da história das Copas do Mundo foi citado 125 mil vezes na internet.

O número foi aferido pela Buzz Metrics, ferramenta do Ibope Nielsen Online que monitora 4,5 milhões de blogs, 70 mil fóruns e 50 milhões de comentários para identificar quais são as palavras mais citadas. No caso de Ronaldo, foram considerados o nome dele, o apelido “Fenômeno”, o Twitter oficial (“claroronaldo”) e a hashtag #prasemprefenomeno.

O que torna ainda mais significativa a quantidade de aparições de termos relacionados a Ronaldo é a comparação com os dias anteriores. Antes de a aposentadoria começar a ser especulada, o jogador tinha média inferior a 20 mil citações.

O número subiu para 28 mil citações no dia 13 de fevereiro, véspera da aposentadoria, quando Ronaldo confirmou ao jornal “O Estado de S. Paulo” e à TV Globo que anunciaria no dia seguinte o fim da carreira esportiva.

Sair da versão mobile