O esporte tem ganhado peso para o mercado de streaming, com a inclusão do segmento em novas plataformas, com a criação de braços próprios de entidades esportivas e com a aceitação crescente do público. Nesta segunda-feira (25), foram três fatos que reforçaram o bom momento do conteúdo transmitido pela internet, seja gratuito, pago, ao vivo ou gravado.
O principal fator nesta semana a puxar o segmento foi o lançamento do Apple TV+ (foto), plataforma de streaming lançada pela companhia de tecnologia. A empresa mostrou que o futuro da marca estará também em serviços, além dos produtos convencionais. E nisso está incluso o esporte.
O conteúdo esportivo será apenas mais um no catálogo de opções oferecido pela Apple, mas não deixou de ter destaque na apresentação do CEO Tim Cook. A empresa, que já fechou até acordo com o atleta da NBA Kevin Durant para ter série sobre o jogador, deverá ter parceria com as emissoras que transmitem o esporte na televisão, algo semelhante ao que faz o Hulu atualmente.
No campo do hábito de consumo dos torcedores, a novidade veio da Alemanha. A Bundesliga, principal liga de futebol do país, fez uma pesquisa com a Otto Beisheim School of Management (WHU), que rompeu com algumas ideias relacionadas aos jovens no esporte, especialmente no meio de assistir aos eventos.
LEIA MAIS: Análise: Bundesliga indica mudança de hábitos
A geração Z, nascida a partir de 1997, tem mais horas de consumo de conteúdo relacionado à Bundesliga, mesmo com a fonte diversificada de informação. Com duas características peculiares: esse consumo é feito, em sua maioria, pelo celular. E, informação fundamental para o mercado de streaming, esse grupo apresenta uma disposição muito maior para pagar pelas transmissões esportivas pela internet.
O estudo da Bundesliga, por outro lado, ressalta que, apesar do amplo uso da segunda tela em jogos de futebol, 80% dos jovens da geração Z ainda preferem assistir a uma partida da liga alemã pela televisão, assim como os mais velhos.
Por fim, esta segunda-feira (25) teve a apresentação de um novo produto da LaLiga, o LaLigaSportsTV. Trata-se de uma plataforma global de streaming esportivo gratuito que abrangerá diversas modalidades. A ideia é dar maior espaço a esportes que não têm tanto lugar na mídia como o futebol. Para isso, contará com a força da liga espanhola. Apesar de a possibilidade de jogos ao vivo do futebol estar limitada ao mercado local, a ferramenta oferecerá conteúdo de times e melhores momentos, junto ao material ao vivo de diversas disputas.
Foto: Divulgação / LaLiga