A despeito de não ter um clube nas principais divisões do futebol brasileiro, Cuiabá foi incluída entre as 12 cidades que receberão jogos da Copa do Mundo de 2014, que será realizada no país. A situação gerou uma série de críticas ao projeto de reforma do estádio Verdão, mas essa pode não ser a única arena gerada na região por conta do torneio. Depois que a competição acabar, mais uma ou duas praças esportivas da área podem ser reformadas.
A situação é decorrência do próprio projeto do Verdão. O estádio reformado terá 42.263 lugares, mas parte dessa estrutura será construída com material provisório. A ideia das autoridades locais é reduzir a capacidade da arena depois da Copa e usar o que for retirado do espaço para aumentar a capacidade de outros aparatos da cidade.
Inicialmente, a proposta de Cuiabá é reduzir o Verdão para 27 mil lugares depois da Copa do Mundo. Essa definição depende do responsável por operar o estádio pós-evento, que será escolhido em licitação.
Caso o estádio seja realmente reduzido para 27 mil espectadores, serão retiradas estruturas metálicas das arquibancadas norte e sul. Esses materiais e parte da cobertura do local vão servir para Cuiabá potencializar outras arenas depois da Copa.
A definição de quantas arenas serão beneficiadas com o material oriundo do Verdão depende do tamanho da obra de adequação do espaço. Se o corte for confirmado para 27 mil, será possível transformar dois estádios em aparatos de pequeno porte.
Esse projeto reforma a necessidade de criação de uma política para o desenvolvimento do futebol na região. Afinal, se a situação atual persistir, Cuiabá pode chegar ao fim da década com até três estádios para a modalidade, todos sem um clube nas três primeiras divisões do Campeonato Brasileiro.
O Mixto, que em 2009 disputou a Série C do torneio nacional, teve média de 540 espectadores pagantes em seus quatro jogos na competição.
A situação é diferente de outro aparato esportivo que Cuiabá receberá por conta da Copa do Mundo de 2014. Em uma das áreas que serão usadas para serviços de hospitalidade no torneio, a cidade construirá depois do evento um complexo de quadras e pistas de skate. A diferença é que esses espaços serão entregues à comunidade local.