A Soccerex 2011, a ser finalizada nesta quarta-feira (30) no Rio de Janeiro, teve forte presença de times de futebol da Argentina. Se entre brasileiros havia estandes de Bahia, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio e Santos, os argentinos vieram com Boca Juniors, Independiente, Newell”s Old Boys, além de um maior, do governo.
Entre todos os clubes do país vizinho, quando questionados a respeito do objetivo da presença na feira global de negócios do futebol, é consenso que a prioridade é expor a marca das equipes ao mercado brasileiro. “Há muitas empresas por aqui para fazer contato”, conta Sebastian Bustamente, responsável pelo marketing do Newell”s.
“Nós precisamos expor nossas marcas fora da Argentina, para empresas que eventualmente queiram fazer algumas parcerias, principalmente patrocínios”, complementa Paula Ricciuti, da área de marketing do Independiente. O clube, maior vencedor da Copa Santander Libertadores, esteve na Soccerex pela primeira vez.
Apesar da busca por parceiros comerciais na convenção, também é comum ouvir dos argentinos que nenhum negócio é de fato encaminhado na feira. Membros dos departamentos de marketing de todas as equipes consultadas concordam ao afirmar que havia muito mais gente interessada em vender do que em comprar, propriamente.
Interessado em divulgar o futebol argentino na convenção, o governo da Argentina se encarregou de pagar as despesas para que outras equipes, com menos capacidade financeira, pudessem estar presentes em um estande conjunto, porém maior. Entre eles, Racing e Huracán, da primeira divisão, e River Plate, recém-rebaixado à segunda.
“A ideia de ter um estande para fazer relacionamento é muito cara, então trabalhamos com o governo para que tivéssemos essa oportunidade de falar com executivos de todo o mundo do futebol”, resume Javier Omar Montanari, relações públicas do Huracán, em entrevista à Máquina do Esporte. “Não fizemos negócio aqui, mas foi ótimo para nós”.
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