Qual é a marca de materiais esportivos que está mais presente entre maratonas de nível mundial? A Asics, à frente de Adidas e Nike, é a mais “popular”, segundo estudo feito pela Global Sports Network (GSN), cuja amostra considerou 222 provas realizadas entre 2010 e 2011, ao qual a Máquina do Esporte obteve acesso.
Entre 86 países, divididos em cinco continentes, foram encontradas 14 marcas esportivas. A Asics está presente em 37 dessas provas, com participação equivalente a 16,7%. A Adidas é a segunda mais ativa nesse universo, com 12,2%, seguida imediatamente por New Balance (4,1%), Nike (4,1%) e Mizuno (3,6%), segundo a pesquisa.
A Asics predomina na maioria dos mercados globais, tendo a liderança na Ásia, na Europa, na Oceania e na América do Norte (empatada com Adidas e New Balance). A África possui como maior apoiadora de maratonas a New Balance, enquanto a Adidas possui maior concentração entre eventos esportivos nas três Américas.
De todas as maratonas analisadas pelo estudo, 115 não possuem vínculo com nenhum fornecedor de material esportivo. Dessa maneira, 51,8% do universo pesquisado não têm qualquer empresa presente, seja na forma de apoiadora, patrocinadora ou patrocinadora oficial, número superior a todas as outras provas somadas.
Dentre as principais provas levadas em consideração, estão Roterdã, Honolulu e o World Majors Marathon, do qual fazem parte Londres, Boston e Berlim (Adidas); Chicaco (Nike); Nova York, Paris e Estocolmo (Asics); e Amsterdã (Mizuno). A GSN é comandada por Idel Halfen, também vice-presidente do Fluminense, e Frederico Mandelli.