A Asics demonstrou mais uma vez que tem um compromisso cada vez maior com a América Latina. A fabricante japonesa de artigos esportivos investiu 13,5 bilhões de pesos colombianos (4,4 milhões de dólares) em uma subsidiária na Colômbia, que entrará em funcionamento a partir de janeiro de 2018.
Com a nova subsidiária em Bogotá, a Asics chega a quatro na região, uma delas em São Paulo. O comando das operações do grupo na Colômbia, que antes eram administradas pela sede da Califórnia, nos EUA, passará para as mãos do brasileiro Gumercindo Moraes Neto, diretor da marca para a América Latina.
De acordo com o site espanhol Palco 23, a Asics vai operar no mercado colombiano por meio de um canal multimarca, com distribuidores oficiais como Sportline, Sportlife e Sport In, entre outros. A empresa também estará presente on-line, por meio das plataformas Dafiti e Linio.
A América Latina vem recebendo um grande investimento da marca japonesa em 2017. Recentemente, a Asics abriu subsidiárias no Peru e no Chile, onde planeja abrir suas primeiras lojas de marca única em breve. Além disso, a empresa tem forte presença no Brasil e também vê com bons olhos o México, onde abriu uma quarta loja há alguns meses.
Com foco na região, a marca tenta melhorar o desempenho que não tem sido dos melhores no ano. Até setembro, a Asics obteve um faturamento de cerca de 2,8 bilhões de dólares, 1% a menos do que no mesmo período do ano passado. O lucro líquido nos nove primeiros meses do ano caiu 3,5%, para cerca de 236 milhões de dólares, também em relação ao mesmo período de 2016.