O departamento de marketing do Avaí está temporariamente órfão. Sidnei Luiz Speckart, ex-assessor de marketing e até então responsável por comandar a área no clube, demitiu-se na tarde desta sexta-feira (8). O presidente da agremiação, João Nilson Zunino, será notificado formalmente a respeito da decisão do profissional em breve.
Embora não faça elogios à maneira como a gestão da equipe tem sido conduzida, o profissional alega não guardar ressentimentos e prefere não fazer críticas à situação do clube, por não serem suficientemente significantes. Speckart, contratado em meados de 2010, deixa o Avaí após mais de um ano de atuação na área de marketing.
O clube, por sua vez, ainda não possui substituto para o ex-assessor de marketing. Por enquanto, a pasta será comandada pelos profissionais remanescentes. O presidente do Avaí, Zunino, admite que já esperava pela demissão do profissional, embora a notícia vá ser oficializada apenas na próxima segunda, em reunião entre envolvidos.
Speckart é pós-graduado em propaganda e marketing pela Universidade Regional de Blumenau e atuou no Shopping Ideal antes de chegar ao Avaí, entre outubro de 2009 e fevereiro de 2010. O profissional irá aproveitar as próximas semanas para descansar, mas não descarta ouvir propostas profissionais, inclusive de outros clubes.
O período no qual o ex-assessor de marketing esteve empregado foi marcado por altos e baixos. No fim de 2010, a equipe quase foi rebaixada do Campeonato Brasileiro, tendo conseguido a manutenção só na última rodada. No primeiro semestre de 2011, contudo, chegou às semifinais da Copa Kia do Brasil, nas quais perdeu para o Vasco.
Em termos de negócios, Speckart oscilou entre ações de marketing voltadas para a fidelização da torcida, como a criação do “Batismo Avaiano” e promoções no site oficial, e desenvolvimento de produtos licenciados. Atletas como Renan e Marquinhos, ambos já distantes do Avaí, foram explorados pelo departamento nessa área.