Não são apenas as grandes marcas que tentam aproveitar a audiência dos Jogos Olímpicos para atingir o consumidor. Na porta do estádio de Wembley, onde logo mais a Grã-Bretanha enfrenta o time do Brasil, uma igreja evangélica tem distribuído panfletos que violam as regras comerciais do Comitê Olímpico Internacional.
A Igreja Assembleia de Deus do Estado de Alagoas tem distribuído para os torcedores um folheto com os dizeres “Nesses Jogos Olímpicos, o vencedor é você”. Com frases em inglês, espanhol, francês e alemão, o material faz alusão entre os aros olímpicos e passagens da bíblia.
O panfleto traz, em sua última frase, quem é o “apoiador” da iniciativa. Está escrito no material: “Apoio: Igreja Assembleia de Deus do Estado de Alagoas; Pr. José Antônio dos Santos”.
Duas pessoas entregavam livremente os folhetos nos corredores da entrada do estádio de Wembley. Uma delas entregou o material para a reportagem da Máquina do Esporte. Quando foi questionada sobre se tinha autorização para distribuir o panfleto, a pessoa desconversou e não quis falar mais sobre o tema, saindo rapidamente do lugar.
O COI proíbe qualquer promoção dentro da área em que são realizadas as competições olímpicas. Além disso, uma legislação específica foi criada na Grã-Bretanha para preservar os direitos sobre as marcas ligadas ao evento. Apenas o comitê e seus parceiros comerciais, por exemplo, podem usar os aros olímpicos para se promoverem.