Atletas somem da publicidade em ano de ressaca de megaeventos

Os atletas sumiram da televisão em 2015, pelo menos na hora do intervalo comercial. Presentes em peso durante 2014, ano de Copa do Mundo no Brasil, eles mostraram pouca força para se manter em evidência, algo que deve mudar novamente com a aproximação dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

A consultoria Controle da Concorrência divulgou nesta semana um ranking com as 10 celebridades com mais inserções na televisão aberta (Band, Globo, Record, Rede TV e SBT) durante 2015. E, durante o ano, não houve nenhum atleta em evidência, não há nenhum nome do esporte entre os mais presentes. A lista é liderada pela modelo Gisele Bündchen e conta com nomes como o do apresentador Rodrigo Faro e da atriz Marina Ruy Barbosa.

Em 2014, por outro lado, o cenário foi bem diferente. Naquele ano, foram três atletas entre as cinco celebridades com maior inserção na publicidade. Ainda que Gisele Bündchen tenha liderado o ranking, a segunda colocação ficou com Neymar, em evidência com a Copa do Mundo e puxado por mais de uma dezena de patrocinadores. Ronaldo apareceu em seguida, representando marcas como Claro, Fiat e Neo Química.

A exceção entre os boleiros foi Vitor Belfort, que graças ao momento vivido pelo UFC e pelo alto investimento da Sky esteve em quarto no ranking das maiores inserções na publicidade na televisão.

Por ora, ainda é difícil avaliar como os Jogos Olímpicos impactarão o mercado. Enquanto patrocinadores investem em times de atletas e em ex-atletas famosos para serem embaixadores, é difícil imaginar uma concentração tão grande como a ocorrida com Neymar e Ronaldo.

E, ainda que nomes como César Cielo e Arthur Zanetti ganhem força, o próprio Neymar deve ter algum destaque. O jogador de futebol é embaixador, por exemplo, da Panasonic, patrocinadora do Comitê Olímpico Internacional. 

Sair da versão mobile