O Atlético de Madrid prorrogou o patrocínio máster do turismo do Azerbaijão para a próxima temporada (2014/2015). A principal propriedade (peito) do uniforme do clube espanhol de futebol permanecerá apresentando o termo “Azerbaijan – Land of Fire”, traduzido para o idioma português como “Azerbaijão – Terra do Fogo”.
Na verdade, o país do Cáucaso, que possui 9 milhões de habitantes, é transcontinental (se localiza entre Europa e Ásia). Emancipado da União Soviética em 1991, integra o Conselho da Europa desde 2001.
A ideia do governo do Azerbaijão com o aporte é bem clara: fomentar o turismo e tornar o país mais conhecido. Por outro lado, a equipe madrilenha aproveita para se tornar mais conhecida nessa região.
O vínculo também abrange clínicas, iniciativas e ações de marketing do time alvirrubro em parceria com a federação de futebol do Azerbaijão. O objetivo é desenvolver a modalidade no local.
Os termos financeiros da renovação do contrato não foram divulgados oficialmente. Em contrapartida, relatos da imprensa espanhola estimam que o negócio gire em torno de US$ 10,9 milhões.
A relação entre as duas instituições teve início a partir de um patrocínio pontual, realizado no clássico diante do Real Madrid, no fim de 2012. O acordo, contudo, foi estendido e, pelo jeito, continuará por mais um ano.