Atlético-MG leva conquista da Libertadores ao cinema

Defesa de Victor contra o Tijuana foi um dos símbos da conquista

O Atlético-MG irá comemorar o segundo aniversário da conquista da Copa Libertdores da América com o lançamento do documentário O Dia Do Galo nas salas de cinema de Belo Horizonte. A estreia está prevista para 23 de julho, véspera da “efeméride” atleticana. O filme narra a rotina de dez atleticanos no dia da final do torneio, sob a direção de Cris Azzi.

“A ideia de misturar futebol e cinema, duas das minhas maiores paixões, é antiga. Desde 2004, flerto com a possibilidade de fazer um filme sobre o Galo. Acredito que as coisas tem um tempo certo pra acontecer e esse tempo chegou. Poder fazer parte de um registro histórico que certamente será eternizado na memória do público (especialmente dos atleticanos) é motivo de um orgulho gigante. As sessões do filme no Cinefoot e na Mostra de Tiradentes nos deram a dimensão do diálogo emocional que o filme provoca nos espectadores”, disse o diretor.

Inicialmente, a obra foi lançada em uma versão reduzida para a internet ainda em 2013 para motivar o Atlético durante a disputa do Mundial de Clubes, no Marrocos. Na ocasião, o clube foi eliminado na semifinal pelo Raja Casablanca.

Apesar da derrota em território africano, o curta-metragem, com 22 minutos de duração, superou a marca de 350 mil visualizações no Youtube. A produção foi premiada na 18ª Mostra de Cinema de Tiradentes e no Cinefoot BH de 2014.

“Essas exibições nos festivais comprovaram a capacidade do filme de transportar o espectador para dentro do estádio naquele 24 de Julho de 2013. Me faz lembrar da clássica história de que o público fugia assustado quando o trem chegava na estação no filme dos irmãos Lumière. A diferença é que, ao invés de fugir, o público vibra como se sentisse de novo a alegria daquela noite”, revelou Azzi.

Assista ao trailer do documentário O Dia Do Galo

Sair da versão mobile