Uma das arenas que irá receber partidas da Copa do Mundo de 2014, a Arena da Baixada não está passando apenas por reformas estruturais para sediar o megaevento. O Atlético-PR iniciou processo para definir qual empresa será a operadora do estádio, que será responsável, por exemplo, por definir calendário de eventos e espetáculos nele.
Atualmente, propostas feitas por quatro companhias diferentes estão sendo analisadas, e a expectativa é que a vencedora seja escolhida até o fim deste mês de maio. Os nomes delas serão preservados durante o processo, mas a Máquina do Esporte apurou que uma dela é a Geo Eventos, joint-venture entre Rede Globo e Grupo RBS.
A operadora fará toda a gestão da Arena da Baixada, desde administrar o acessos dos torcedores, gerir quais empresas poderão comercializar produtos no interior do estabelecimento até conseguir com agências do exterior que determinados artistas usem o local para shows. Internamente, o clube diz saber que não tem condições para tal.
Quem passou por esse processo recentemente foi o Palmeiras, em parceria com a WTorre. A construtora é responsável pela reconstrução do estádio Palestra Itália e definiu a AEG, também operadora do Staple Center, nos Estados Unidos, como responsável por essa função. O contrato dos paulistas possui dez anos de duração.