Atletismo tira Mundiais da Rússia e coloca na Itália e Polônia

Sebastian Coe, presidente da Iaaf

A Iaaf (Associação Internacional das Federações de Atletismo) reprogramou, nesta sexta-feira, dois Mundiais que estavam inicialmente marcados para acontecer na Rússia. O país está suspenso de todas as competições oficiais de atletismo, por tempo indeterminado, por causa de sua política de tolerância ao doping.

O Mundial de marcha atlética será disputado nos dias 7 e 8 de maio em Roma. A capital italiana recebeu nove votos na eleição, derrotando Guayaquil, Kiev e Monterrey (quatro votos cada uma). 

Já o Mundial sub-20 será realizado em Bydgoszcz, na Polônia. Candidata única, a cidade foi eleita de forma unânime. Bydgoszcz já abrigou a disputa em 2008. Austrália e Índia chegaram a mostrar interesse pelo evento, mas não apresentaram candidatura oficial.

Sebastian Coe, presidente da Iaaf, preferiu manter a neutralidade e não votou em nenhuma das eleições. “Meus parabéns a Roma e Bydgoszcz, que conseguiram montar candidaturas detalhadas em um curto período de tempo. Agradeço também o interesse demonstrado por todas as federações que participaram dessa eleição. Obrigado em nome dos atletas por nos ajudar a garantir um lugar para esses eventos”, afirmou o dirigente.

A licitação para as duas competições foi aberta no dia 3 de dezembro, logo após a suspensão da Rússia. Seis dias depois, sete federações enviaram cartas de interesse. Cinco países haviam confirmado candidatura no dia 22.

Sair da versão mobile