A Lega Serie A, entidade que organiza o futebol italiano, anunciou nesta quinta-feira (7) que fechou um acordo com a Arábia Saudita e levará para o país do Oriente Médio a disputa da Supercopa da Itália em três dos próximos cinco anos, provavelmente em anos intercalados. O contrato foi assinado com a General Sports Authority (GSA), que rege o futebol saudita.
De acordo com o site Football Italia, a primeira edição a ser disputada na Arábia Saudita já será a próxima, que colocará frente a frente Juventus e Milan. Normalmente, a Supercopa é disputada entre o vencedor do Campeonato Italiano e o da Copa da Itália, mas, como a Juventus é a atual campeã das duas competições, o Milan, como vice-campeão da Copa da Itália, herdará a vaga.
Ainda segundo o site, a edição 2018/2019 será disputada entre os dias 12 e 16 de janeiro do ano que vem e renderá cerca de 7 milhões de euros. Cada clube receberá 45% desse valor, enquanto a própria Lega Serie A ficará com os 10% restantes.
“A confirmação de um mercado importante como a Arábia Saudita para sediar este jogo atesta o apelo que o futebol italiano exerce em todo o mundo. A promoção da nossa marca passa por esses acordos, necessários para favorecer a chegada de novos investidores em nosso campeonato”, declarou o CEO da Lega Serie A, Marco Brunelli.
Esta não será a primeira vez que a Supercopa da Itália será disputada fora do território italiano. Na verdade, será a décima. Estados Unidos, Líbia, China e Qatar já receberam a partida. A última vez que isso ocorreu foi em 2016, quando o título foi decidido no Qatar.