Nem a expectativa da primeira vitória de Rubens Barrichello “em casa” alavancou a audiência do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, disputado no autódromo de Interlagos, em São Paulo, na Globo. A corrida que consagrou Jenson Button como campeão da categoria em 2009, realizada na tarde do último domingo, marcou 26 pontos no Ibope, média 26,9% inferior à registrada no ano passado, quando a disputa emocionante entre Felipe Massa e Lewis Hamilton pelo título cravou 33 pontos. O número, contudo, iguala o resultado obtido em 2007. Naquele ano, o finlandês Kimi Räikkönen conquistou seu único campeonato na Fórmula 1 no circuito brasileiro. No ano anterior, o GP do Brasil marcou 27 pontos, na corrida que marcou a despedida do heptacampeão Michael Schumacher das pistas e deu o bicampeonato ao espanhol Fernando Alonso. Longe do índice de 2008, a audiência da corrida foi 62,5% superior à média da atual temporada, que girou em torno dos 16 pontos nas etapas diurnas. Nas provas com fuso noturno, a média fica na casa dos dez pontos. Cada ponto no Ibope equivale a 54 mil domicílios na Grande São Paulo, região de referência para o mercado publicitário. A queda no número de telespectadores do GP Brasil foi uma tendência nos principais centros de audiência da Fórmula 1 no mundo. Na Inglaterra, terra do atual campeão, a decisão do campeonato foi vista por 6,6 milhões de pessoas em média (pico de 8,9 milhões) através da ?BBC?, que fez sua estreia na categoria neste ano. Na temporada passada, o título de Hamilton teve a audiência média de nove milhões de telespectadores (pico de 13 milhões) na ?ITV?. Outra debutante na Fórmula 1, a espanhola ?LaSexta? também registrou queda em relação à ?Telecinco?, que exibiu a competição no ano passado. A prova brasileira teve audiência acumulada de 6,6 milhões de pessoas, contra sete milhões de 2008. Uma das quedas mais bruscas foi vista na Itália. Com a Ferrari longe da briga pelo título, apenas 4,7 milhões viram a corrida na ?Rai?. Na temporada passada, a etapa brasileira foi vista por dez milhões de pessoas. Além das trocas de emissoras e do mau desempenho de pilotos e equipes ?da casa?, a baixa audiência geral do Grande Prêmio do Brasil também pode ser explicada pelo calendário. Por três anos consecutivos, a corrida encerrou a temporada da Fórmula 1. Neste ano, apesar de decisiva, a prova é a penúltima do Mundial, que será encerrado em Abu Dhabi, no início de novembro. Segundo o calendário provisório divulgado pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) para 2010, Interlagos voltará a sediar a prova derradeira da temporada.
Audiência do GP Brasil de F-1 cai na Globo
- Categories: Notícia
Conteúdo relacionado
Brownie do Luiz aproveita "polêmica do bolinho" em Athletico-PR x Flamengo e lança lata temática de Gabibol
por
Redação Máquina do Esporte
2023-07-13
Paris 2024 tenta receita de € 140 milhões com patrocínio para atingir meta de arrecadação
por
Redação Máquina do Esporte
2023-07-07
Newcastle acerta patrocínio de £ 25 milhões por ano com empresa do Oriente Médio
por
Redação Máquina do Esporte
2023-05-03
CSA terá parceria com universidade internacional sediada nos Estados Unidos
por
Redação Máquina do Esporte
2023-04-17
Titãs dos esportes: as empresas mais valiosas do esporte mundial em 2023
por
Redação Máquina do Esporte
2023-02-02