Audiência e dinheiro podem levar Danica à Nascar

Segundo reportagem publicada nesta semana pela ESPN dos Estados Unidos, a piloto Danica Patrick vai anunciar na próxima semana que vai trocar a Fórmula Indy pela Nascar, categoria de turismo que é a disputa automobilística mais popular do país. A possibilidade é embasada em dois argumentos: a audiência televisiva e o faturamento.

A audiência é o que leva a Nascar a se interessar por Danica Patrick. As últimas três provas da Nationwide Series, categoria que teria a presença dela, tiveram média de 1,82 milhão de espectadores na TV – os dados foram coletados pela consultoria Nielsen.

Danica Patrick já esteve em dez etapas da Nationwide Series. Nas três últimas, gerou uma audiência de 2,14 milhões de pessoas. Segundo a ESPN, ela deve anunciar na próxima semana um contrato para disputar toda a temporada 2012 da categoria.

“Ela não é mais novidade, mas pode trazer mais patrocinadores do que qualquer outro piloto. Eu acho que ela pode trazer uma nova geração de fãs para a Nascar”, disse um investidor da categoria, que pediu para não revelar a identidade, ao site “Market Watch”.

Quanto ao faturamento, é isso que motiva Danica Patrick a se interessar pela Nascar. Atualmente, a categoria tem 30 pilotos com faturamento anual igual ou superior a sete dígitos. Na Indy, apenas dez atingem essa soma.

Patrick é a campeã de faturamento entre os pilotos da Indy, com um contrato de US$ 5 milhões por ano e mais US$ 7 milhões em publicidade. Dale Earnhardt Jr., o piloto mais bem pago da Nascar, amealha mais de US$ 29 milhões a cada 12 meses.

Os números chamam atenção de Danica Patrick, sobretudo pela atual situação dela. A consultoria Patrick’s N-Score, que mede o potencial de mercado de atletas, colocou a piloto na 54ª posição do ranking deste ano – a pior desde que ela começou a correr.

Sair da versão mobile