Australianos recebem US$ 1,37 bi por direitos de TV

A Liga de Futebol Australiana (AFL, na sigla em inglês) fechou acordo recorde pelos direitos de transmissão do campeonato nacional de futebol americano. O negócio, de US$ 1,37 bilhão, envolve as emissoras Seven, Foxtel e Telstra.

As negociações garantiram com que todas as partidas do torneio tenham transmissão em tempo real em alguma mídia. “Isso vai levar o jogo para um número de pessoas que nunca se viu antes”, disse Mike Ftizpatrick, presidente da AFL, ao site “Sportbusiness”.

A Telstra será responsável pela transmissão de todos os nove jogos realizados a cada fim de semana em mídias móveis, como celulares, iPhones e tablets. A Foxtel, por sua vez, fará as mesmas transmissões, porém em TV por assinatura.

A Seven, por fim, exibirá os jogos das noites de sexta-feira ao vivo. As partidas em segundas e quintas, experimento feito pela AFL na última temporada, foram descartadas, sob o argumento das redes de que o fim de semana havia se tornado “longo demais”.

Na segunda-feira, contudo, quem faz sucesso em audiência na Austrália é a Liga Nacional de Rúgbi (NRL, na sigla em inglês), que pretende abrir novo processo de comercialização dos direitos de transmissão em breve.

Sair da versão mobile