Campeão do Campeonato Catarinense no último domingo, o Avaí voltou a viver um bom momento, após o rebaixamento para a segunda divisão nacional no fim da temporada passada. E esse clima renovado será importante para que a equipe volte a fazer homenagens a cidades catarinenses por meio da camisa de goleiro na Série B.
“A ideia era continuar no começo deste ano, mas fizemos alguns jogos no Catarinense e devido ao mau momento resolvemos pausar as homenagens. Agora pretendemos retornar a fazê-las no Brasileiro, pois teremos mais tempo para planejá-las com mais calma”, explica Thiago Pravatto, assessor de marketing da equipe avaiana.
A campanha surgiu em abril do ano passado, quando o Avaí resolveu produzir camisas para goleiro com as imagens de cidades de Santa Catarina. Com ilustrações como uma maçã de São Joaquim ou o porto de Itajaí, o clube homenageou 28 diferentes municípios, como forma de se aproximar da população de cada um dele.
Inicialmente, o clube não tinha o intuito de vender essas peças, mas, como a demanda foi considerada acima da expectativa e alguns políticos dessas regiões queriam disponibilizá-las para os munícipes, a equipe começou a comercializá-las. Ao preço de R$ 159,90 por uniforme, o Avaí começou a também ter retorno financeiro.
Nas cidades homenageadas, são vendidas entre 50 e 100 unidades, um número pequeno diante da venda de camisas titular e reserva, mas superior às vendas regulares de modelos para goleiros. Em alguns casos, a renda com essas camisas foi revertida para ações social, como forma de ajudar a fortalecer a marca da equipe.