O Bahia fechou no último mês uma parceria com a produtora NER Entretenimento, que gerencia carreiras de nomes do axé, como Claudia Leitte e Asa de Águia. Segundo o clube, a parceria foi necessária para que o a sua diretoria possa permanecer com foco no futebol, sem perder força no marketing.
O diretor de marketing do clube, Sacha Mamede, comemorou a parceria por dar espaço à diretoria para outros projetos. “Não somos muitos, e o futebol exige a maior parcela do pessoal. Fechamos com a NER para aliviar outros trabalhos necessários”, afirmou.
A agência ficará responsável pela parte comercial do clube, voltado prioritariamente para a captação de patrocínio. O primeiro encargo da empresa será conseguir uma empresa para a manga do uniforme baiano, que permanece sem aporte. A diretoria chegou a negociar a propriedade com a OAS, que mantém o espaço máster, mas não houve acordo.
Neste fim de temporada, a NER também terá que se focar nas renovações para o próximo ano, o que inclui a busca por um fornecedor de material esportivo. O Bahia não nega que considera o atual contrato com a Lotto defasado. Nesse caso, Mamede e sua equipe devem ter participação direta nas negociações, já que elas acontecem há mais tempo.
Com a terceirização do trabalho de ir ao mercado para conseguir novos aportes, a diretoria de marketing do Bahia passa a gerir os fatores que envolvem a marca do clube. Uma das prioridades é o avanço do programa de sócio-torcedor, área que a diretoria entende não ter dados os passos desejados até então.
Outras questões com a marca do Bahia, caso de licenciados e ações de marketing no estádio, também ficarão reservados ao clube. Para os patrocínios, o acordo com a NER envolve um repasse de uma porcentagem no valor envolvido.
Especializada na realização de eventos de entretenimento, a NER não faz a sua estreia no futebol. A empresa já é responsável pela comercialização das placas publicitárias dos estádios de Pituaçu e do Barradão. Mais recentemente, a empresa também fechou com a federação baiana de futebol.