O esporte feminino está em alta no Azerbaijão. Somente nesta semana, dois bancos do país acertaram patrocínios a modalidades disputadas por mulheres. O Xalq Bank investirá no futebol, enquanto o Banco do Azerbaijão preferiu o vôlei.
O contrato do Xalq foi fechado com a Fifa. A instituição financeira será uma das patrocinadoras do Mundial sub-17 de futebol feminino, que o Azerbaijão sediará entre 22 de setembro e 13 de outubro deste ano.
“Pela primeira vez na história, o Azerbaijão foi selecionado para receber esse evento. Os estádios de futebol de diferentes cidades devem receber mais de 500 mil pessoas, e mais de 125 países verão pela TV a competição”, lembrou o Xalq em comunicado oficial.
Em 2008, o Xalq patrocinou a transmissão da Eurocopa de futebol masculino no Azerbaijão. Desde então, o banco tem mantido uma política de investimento no segmento.
As propriedades esportivas no Azerbaijão são disputadas pelo Banco do Azerbaijão, que também fechou nesta semana um contrato nessa área. A instituição financeira acertou com o Baki, time nacional de vôlei feminino.
O acordo inclui espaço no uniforme da equipe, com validade para campeonatos nacionais e internacionais. O valor do aporte não foi divulgado.