Barcelona lançará próprio centro de produção de conteúdo

O Barcelona lançará, no início de julho, seu próprio centro de produção de conteúdo. Batizada de Barça Studios, a estrutura será responsável pela criação, produção e distribuição audiovisual do clube catalão, o que inclui uma versão renovada da Barça TV, o canal de televisão da equipe, lançada em 2008.

Com a decisão, o Barcelona assumirá a responsabilidade que há alguns anos era da Mediapro e que, desde 2015, tinha passado para as mãos da Telefónica. O contrato com a gigante espanhola de telecomunicações se encerrará no final de junho e não será renovado.

Foto: Reprodução / Site (barcatv.fcbarcelona.com)

“É normal termos uma ferramenta muito poderosa para prestar serviços e também gerar uma nova área de negócios com a exploração do nosso conteúdo audiovisual. Com relação à Barça TV, teremos uma imagem muito maior e renovada”, afirmou um porta-voz do clube, em entrevista ao site da Sportcal, especialista em inteligência de mercado esportivo.

De acordo com a imprensa europeia, o objetivo do clube catalão é aproveitar a quantidade de fãs espalhados pelo mundo que querem consumir conteúdo do Barcelona. Só em 2018, o clube gerou mais de um bilhão de interações nas mídias sociais e, além disso, também é o time de futebol que lidera em quantidade de visualizações no YouTube. No ano passado, foram mais de 271 milhões de visualizações, mais que o dobro do segundo colocado.

O caminho seguido pelo Barça é parecido com o que trilhou o Bayern de Munique. Em maio do ano passado, o clube alemão anunciou o lançamento de uma espécie de subsidiária multimídia, o FCB Digital & Media Lab GmbH. A inovação serve para aprimorar o conhecimento digital do clube, além de oferecer serviços relacionados a mídia e dados para terceiros.

Por último, o Barcelona também decidiu produzir uma série documental de bastidores, mas sem se aliar a empresas como Netflix e Amazon, como fizeram clubes como Manchester City, Juventus e Boca Juniors em 2018. O Barça preferiu se unir à empresa de investimentos Kosmos, do zagueiro Piqué, mas ainda não há nada confirmado sobre quais plataformas ou canais farão a distribuição deste conteúdo específico.

Sair da versão mobile