O Barcelona apresentou nesta terça-feira os uniformes que serão utilizados pela equipe catalã na temporada 2011∕2012 do futebol europeu. Com isso, oficializou a presença de duas marcas em sua camisa e a criação de um conjunto predominantemente preto.
O uniforme titular abandonará a gola amarela usada na atual temporada. A peça tem 11 listras, alusão à quantidade de jogadores, e adotou faixas mais finas do que o visual 2011∕2012.
Além disso, o uniforme será o primeiro da história a estampar a marca da Qatar Foundation, entidade assistencial que desembolsará 30 milhões de euros por ano para aparecer no peito da camisa do Barcelona.
Como se trata de uma instituição social e sem fins lucrativos, o Barcelona não classifica o acordo como um patrocínio. Historicamente contrário ao uso de seu uniforme para a exposição de parceiros comerciais, o time catalão vinha usando no peito o logotipo da Unicef, que recebia dois milhões de euros da equipe a cada temporada pelo direito de uso de sua marca.
Na próxima temporada, o logotipo da Unicef será deslocado para a barra traseira da camisa do Barcelona. O Campeonato Espanhol não tem restrição sobre a quantidade de propriedades comerciais usadas pelas equipes em seu uniforme.
Mallorca e Sporting Gijón, recordistas da atual temporada, têm cinco propriedades comerciais em seus uniformes. No segundo caso, porém, dois espaços (manga e perna esquerda do calção) são ocupados pela mesma marca (Deporte Asturiano).
Além da pulverização de marcas, o Barcelona terá como novidade na próxima temporada a adoção de um uniforme preto. O conjunto será o reserva do time catalão, usado quando não for possível atuar com a camisa principal.
O curioso é que o visual preto lembra o uniforme reserva do Real Madrid, maior rival do Barcelona. A diferença é que a equipe merengue tradicionalmente usa essa cor para a segunda camisa, e prefere deixar a variação para o terceiro fardamento.