O advento e a popularização de redes sociais transformaram o processo de comunicação de empresas e clubes esportivos. E se o foco é usar essas ferramentas para diminuir a dist”ncia para o público, o Barcelona possui uma vantagem mundial. Segundo um estudo realizado pela consultoria Meettheboss, a equipe catalã é a mais presente do planeta em plataformas digitais.
No dia 20 de maio deste ano, data estabelecida como par”metro pelo estudo, o Barcelona tinha dois milhões de fãs no Facebook, 31 mil filiados em seu canal no site de vídeos YouTube (com mais de 12 milhões de visitas), 189 mil seguidores no Twitter e quase 83 mil membros em sua comunidade do Orkut.
Entre todas essas ferramentas, o Barcelona só não é o clube líder mundial no Twitter (perde para o Real Madrid, que possui 298 mil seguidores) e no Orkut (ocupa a terceira posição, atrás dos 147 mil membros da comunidade do Real Madrid e dos 100 mil que participam do fórum oficial da Inter de Milão).
O site oficial do Barcelona ainda é o terceiro mais acessado do mundo entre clubes de futebol, ainda de acordo com o estudo da Meettheboss. O portal catalão teve 61.421 visitas em março deste ano, valor superado por Manchester United (188.733) e Chelsea (92.144).