A impulsão na economia e a aumento do turismo são duas das principais justificativas do governo brasileiro para a realização da Copa do Mundo no Brasil. Nesse início de Mundial, pelo menos um segmento em São Paulo pode colaborar para esse otimismo: os bares e os restaurantes da capital paulista.
Segundo a SPTuris, empresa de turismo da Prefeitura de São Paulo, o segmento teve um significativo aumento de clientes na primeira semana da Copa do Mundo. Em número de frequentadores, o aumento chegou a 87%. Considerando somente o público estrangeiro, o aumento chegou a 80%.
A alta aconteceu também em dias de semana, em que o movimento é normalmente mais baixo. Na última segunda-feira (16), houve um aumento de 80% na movimentação em relação à segunda-feira anterior, quando a Copa não tinha iniciado. O movimento do dia contou com partidas de apelo, como o duelo entre Alemanha e Portugal e a estreia dos Estados Unidos no Mundial.
Os números foram divulgados em relatórios realizados pela SPTuris graças a uma estrutura criada pela empresa especificamente para fazer acompanhamento no período de Copa do Mundo. No local, profissionais fazem contato com diversos segmentos envolvendo o turismo em São Paulo.
O trabalho abrange movimento em hotéis, restaurantes, estradas, aeroportos, pontos turísticos entre outros. Os resultados das buscas são publicados em relatórios divulgados no site do observatório.
Apesar da alta em números em restaurantes, o turismo em São Paulo não deverá ter aumento tão acentuado neste ano de Copa do Mundo. A expectativa da Prefeitura da cidade é ter alta de 13,6% no número de visitantes. Hoje, a cidade é a maior receptora de turismo de negócio no Brasil. No mês do Mundial, no entanto, esse segmento específico fica em baixa.