A Liga Nacional de Basquete (LNB) e a LaLiga Argentina estão em busca de um parceiro para exibir os jogos do Torneio Interligas, evento que acontecerá entre 5 e 14 de setembro nos dois países vizinhos após seis anos de ausência.
Bauru, no Brasil, e Corrientes, na Argentina, serão as sedes do torneio, que reunirá oito times: Sendi/Bauru Basket, Basquete Cearense, Universo/Brasília, Pato Basquete, Regatas Corrientes, Comunicaciones Mercedes, Boca Juniors e La Unión Formosa.
Paulistano venceu pela segunda vez o Desafio Interligas Sub-23 (Foto: Rodrigo García / Peñarol)
A competição teve a sua primeira edição em 2010, após a parceria firmada entre os presidentes da Liga Nacional de Basquete e da LaLiga Argentina. A fórmula foi repetida em 2011 e 2012, mas nunca nenhuma equipe brasileira se sagrou campeã do torneio. UniCEUB/Brasília, Flamengo, Franca Basquete, Minas Tênis Clube, Pinheiros, Uberlândia, Sendi/Bauru e Paulistano/Corpore já representaram o país.
“Era um sonho antigo voltar com o Torneio Interligas. É uma competição que demonstra todo o trabalho em conjunto entre a LaLiga Argentina e o NBB para o desenvolvimento do basquete na América do Sul. Para as equipes, é um intercâmbio valioso e que agrega ao trabalho de pré-temporada. É um torneio de muita expressão e que acirra uma rivalidade saudável entre o basquete de duas das maiores ligas do basquete sul-americano”, destacou Kouros Monadjemi, presidente em mandato da Liga Nacional de Basquete.
Vale ressaltar que, neste ano, por exemplo, pela segunda vez seguida, devido ao bom relacionamento entre as entidades, aconteceu a disputa do Desafio Interligas, competição Sub-23 que reúne o campeão das Ligas de Desenvolvimento do Brasil e da LaLiga Argentina.
Outro exemplo foi o intercâmbio entre as entidades no Jogo das Estrelas da última temporada do NBB, que contou com o inédito Desafio Interligas – Novas Estrelas. A parceria consistiu em um jogo entre os principais destaques Sub-23 de ambas as ligas, que aconteceu durante a maior festa do basquete brasileiro.