No futebol, tem sido comum ver os grandes clubes europeus fechando parcerias com empresas chinesas ou de outros países asiáticos de olho no mercado da região. O Bayern de Munique decidiu seguir o mesmo caminho, mas com uma estratégia diferente: o clube bávaro terá uma parceira também alemã para continuar o processo de internacionalização da marca na China e em Hong Kong.
O acordo do gigante alemão é com a Viessmann, fabricante internacional de sistemas de aquecimento, industriais e de refrigeração com sede em Allendorf, na Alemanha. Pelo contrato, os dois lados criarão a “Next Generation Alliance” (“Aliança da Próxima Geração”, em tradução livre). O objetivo é fazer uma série de ativações educacionais que incluam as escolinhas de futebol do Bayern na China.
Foto: Reprodução / Twitter (@FCBayern)
“A Viessmann se encaixa perfeitamente na nossa família de parceiros, pois nossas ambições no mercado chinês e asiático são as mesmas. Trabalharemos com a Viessmann para desenvolver vantagens comuns no mercado, além de oferecer valor agregado aos nossos fãs”, afirmou Rouven Kasper, diretor geral do Bayern de Munique na China.
“No Bayern de Munique, encontramos um parceiro com quem podemos trabalhar para implementar essa filosofia na China. Na ‘Next Generation Alliance’, não queremos apenas promover e apoiar o desenvolvimento do futebol juvenil na China desde o início mas também realizar um trabalho educacional para garantir que o tema da sustentabilidade esteja na agenda das gerações futuras. A melhoria da qualidade do ar, o uso atencioso dos recursos e a promoção dos jovens estão no centro da nossa parceria”, declarou Max Viessmann, diretor executivo da Viessmann.
Vale ressaltar que o Bayern de Munique tem um compromisso de longa data na Ásia. O clube já faz sua pré-temporada há alguns anos na região, seja na China, seja em Cingapura, sempre com várias ativações para crianças e jovens, além de amistosos contra times locais.