Buscando chegar a um mercado até agora quase inexplorado pelo futebol, o Benfica anunciou nesta semana que abrirá seis escolinhas de futebol em Mumbai, na Índia.
O negócio será realizado em parceria com a empresa indiana India on Track, que administrará os locais.
Além de ceder sua marca, o Benfica levará alguns de seus profissionais ao país indiano para realizar o treinamento e a capacitação de funcionários locais para sustentar o projeto a longo prazo.
Segundo Nuno Gaioso Ribeiro, vice-presidente do clube lisboeta, “não há um objetivo imediato do clube em obter receitas, mas sim fazer com que o Benfica seja mais conhecido na Índia e no resto do mundo”.
De acordo com a India on Track, a ideia é aproveitar-se do crescente interesse dos jovens do país no esporte: “O futebol é uma grande atração nas novas gerações de indianos, mas não há infraestrutura para um desenvolvimento e treinamento de maior qualidade. Na Índia, ainda não há heróis, estrelas nem uma seleção expressiva e por isso agora é tempo de começar”, afirmou Gaurav Modwell, diretor da companhia.
O projeto recebeu também o apoio do Ministério de Negócios Estrangeiros de Portugal. O ministro Paulo Portas, que está atualmente em visita oficial à Índia disse que o Benfica será um representante do país no estrangeiro: “O esporte, o futebol, os clube e a seleção são o que dá visibilidade à imagem de Portugal e prestígio para nosso país”.