Os torcedores já estão acostumados: Copa do Mundo acontece no meio do ano, durante as férias da maioria das ligas de futebol do mundo. O período é de verão na Europa e na América do Norte, e de inverno, considerado ameno para os europeus, na América Latina. A Fifa, no entanto, já considera a hipótese de mudar a data devido um país específico: Qatar.
Eleito para sediar a Copa do Mundo de 2022, Qatar tem temperatura média de 40 ºC ao meio dia, durante do verão que acontece no meio do ano. O calor é tão forte que uma das principais bandeiras de sua candidatura eram os projetos de estádio com refrigeração para o público.
Agora, pela primeira vez desde o anúncio que o país será sede do Mundial de 2022, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, admitiu em público que o torneio poderá ter uma nova data: “Acredito que será realizada no inverno”, anunciou na abertura da Copa da Ásia, em Doha.
A mudança ainda não foi definida. A Copa do Mundo poderia acontecer em dezembro ou em janeiro, período que atualmente representa as férias do calendário brasileiro de futebol, mas que permanece como um caso de exceção. Blatter, no entanto, teme que o clima do Qatar prejudique as partidas. “Quando você joga futebol você deve proteger as pessoas mais importantes, os jogadores”, afirmou.