A BMW e a Michelin renovaram e continuarão como parceiras da Fórmula E até 2021. Enquanto a montadora alemã vai permanecer como dona do carro de segurança, a empresa francesa se manterá como fornecedora de pneus oficial da categoria.
“Desde o início da competição, em 2014, a Michelin mostrou seu compromisso técnico com a inovação para desenvolver produtos sustentáveis e eficientes para a Fórmula E”, afirmou o presidente da FIA, Jean Todt.
Com o anúncio, a categoria de carros elétricos da FIA mostra cada vez mais força. Apenas nos últimos meses, os dirigentes anunciaram a chegada da montadora japonesa Nissan para o final de 2018, além da marca de moda alemã Hugo Boss, que decidiu trocar a parceria de quase 40 anos com a Fórmula 1 pelo perfil “inovador e sustentável” da Fórmula E.
No entanto, na contramão das boas notícias para a categoria, Jean Todt recebeu uma ruim. A prova de São Paulo, que estrearia no calendário no próximo dia 17 de março, foi cancelada e poderá ocorrer apenas na temporada seguinte, em 2019. O motivo dado pela prefeitura de São Paulo é o processo de venda do Anhembi, mesmo local que recebeu a Fórmula Indy entre 2010 e 2013, e que seria palco da prova.
De acordo com a assessoria da F-E, a prefeitura afirmou que o processo de venda acabou se estendendo “mais do que o esperado” e que, por isso, não terá como manter o compromisso firmado para 2018.
Apesar do pouco tempo até a prova, pouco mais de três meses, a Fórmula E divulgou que já está trabalhando para conseguir outro circuito em substituição ao Anhembi. Há a possibilidade da prova ser em outro país, mas a ideia é que se mantenha no Brasil, de preferência em São Paulo, principalmente para divulgar a categoria em território nacional.
O aumento da simpatia do público brasileiro pela categoria interessa – e muito – aos dirigentes da F-E. Isso porque, até hoje, em três temporadas, o automobilismo brasileiro fez dois dos três campeões entre os carros elétricos. Nelsinho Piquet venceu em 2014/2015, enquanto Lucas di Grassi ficou com o título na última temporada, a de 2016/2017.