Encerrado o Campeonato Estadual do Rio de Janeiro, o atual vice-campeão Botafogo começou negociações de patrocínio para o Nacional. Para dirigentes alvinegros, o principal diferencial para convencer empresas a apostar na camisa está justamente fora dela, no estádio Engenhão, que hoje concentra os principais jogos do Estado.
“No conjunto que é composto por costas e ombro, também há um camarote, que tem um valor especial. Flamengo, Fluminense e Botafogo mandam jogos lá, então há pelo menos três jogos contra o Corinthians, três contra o Santos, três contra o Internacional, e assim por diante”, afirma Marcelo Guimarães, diretor de marketing do time.
Até este mês de maio, os botafoguenses conseguiram subir o valor arrecadado até esta etapa na temporada passada em 20%, segundo o dirigente, e a meta é manter o crescimento dos últimos anos. Em 2011, de acordo com o balanço patrimonial, o clube arrecadou R$ 6,7 milhões com publicidade e patrocínios, ante R$ 4,9 milhões de 2010.
Atualmente, a camisa alvinegra possui as marcas de Guaravitón, cotista máster, no peito e nas mangas; Havoline, marca de lubrificantes e dona das barras; e Herbalife, que recentemente adquiriu a propriedade inserida no interior do número, nas costas. O clube também usará a Copa Sul-Americana para reforçar as negociações.