O único entre as quatro grandes equipes de futebol do Rio de Janeiro a fechar com a Mercedes-Benz, em vez da Volkswagen, o Botafogo criou uma agenda de ativações para destacar a parceira, responsável por ceder ao clube o ônibus usado em viagens por comissão técnica e jogadores. As ações começaram com foco na interação com o torcedor, sobretudo por meio da internet, e agora devem se expandir para o físico.
O clube pôs em redes sociais votação com duas pinturas diferentes para o veículo, e coube à torcida optar pelo modelo que mais lhe agradava. Uma vez escolhido como será o ônibus, atualmente em fase de pintura por parte da montadora alemã, agora haverá tentativas para criar expectativa no torcedor a respeito da parceria. Novamente, a internet terá um papel preponderante nas ações pensadas pelo clube.
“Nós faremos uma série de ativações até o lançamento oficial, que deve acontecer nas primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro. A ideia é que façamos virais, o acompanhamento do processo de montagem para criar expectativa no torcedor, porque é uma parceria que tem import”ncia financeira relativa, mas que tem uma import”ncia simbólica muito grande”, explica Marcelo Guimarães, diretor de marketing do time.
Uma das iniciativas que o torcedor pode aguardar no plano físico é uma visita do presidente botafoguense, Maurício Assumpção, à fábrica da Mercedes-Benz. O mandatário alvinegro deve escolher o chassi do veículo, reunir-se com executivos da companhia alemã e posar para fotos. “Nosso ônibus promete ser o mais moderno do Brasil, então ele merece a ativação adequada”, finaliza o diretor de marketing.