O Botafogo perdeu por 2 a 0 para o Atlético-PR, no último domingo, e entrou na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro Chevrolet. Ainda era Dia dos Pais, data que diminuiu o número de TVs ligadas e reduziu o Ibope de todas as emissoras abertas no Rio de Janeiro. Resultado: a competição nacional teve a audiência mais baixa de 2014 na capital carioca.
A Globo marcou 11 pontos e teve 28% de todas as televisões ligadas no horário da partida, a partir das 16h. Note o efeito do Dia dos Pais. No domingo retrasado, com Atlético-PR e Fluminense, o canal teve os mesmos 28% no Ibope, mas marcou 16 pontos, cinco a mais. Isso indica que a fatia abocanhada pela Globo foi exatamente a mesma, mas o bolo era menor provavelmente por causa da data comemorativa.
Leia mais
Mesmo com Santos x Corinthians, Dia dos Pais prejudica Ibope do futebol em SP
A Bandeirantes teve somente um ponto, equivalente a 3% do total, pouco abaixo da média da emissora no Brasileiro de 2014 de dois pontos e 4%. Record e SBT, sem futebol, marcaram sete e seis pontos, respectivamente.
De acordo com a pontuação do Ibope, cada ponto é equivalente a 38.621 domicílios sintonizados no Rio de Janeiro. Os dados de medição compreendem apenas a audiência da região metropolitana do território fluminense.