Um dos estádios mais modernos do Brasil está se equipando ainda mais. O Botafogo instalou no Stadium Rio, popularizado como Engenhão, um moderno sistema de gerenciamento de catracas, que terá estatísticas em tempo e biometria facial.
A tecnologia da leitura facial permite a identificação do torcedor a partir das características do rosto, analisado por meio de uma fotografia. A máquina faz o reconhecimento da imagem em um tempo que varia entre 0,5 e 1 segundo.
Com a tecnologia, é possível gerenciar o acesso de torcedores e garantir mais segurança, visando os grandes eventos esportivos que o Brasil abrigará nos próximos anos. As empresas Colosseo, Condesur, Wolpac e Allen Esportes foram parceiras do Botafogo no projeto.
Os clássicos do último fim de semana entre Botafogo e Flamengo, e Vasco contra Fluminense, válidos pelo Campeonato Brasileiro foram utilizados como laboratório para a tecnologia.
Recentemente, o Engenhão recebeu uma rede wi-fi própria. A inovação foi fruto de uma parceria entre o Botafogo e a empresa de telefonia Oi.