O Botafogo prepara dois lançamentos em torno da imagem do atacante Sebastián “Loco” Abreu. A ideia da equipe é colocar no mercado uma nova coleção de camisas alusivas ao jogador e um boneco que represente o uruguaio.
O boneco em miniatura está sendo elaborado nos mesmos moldes do que foi feito para o meia botafoguense Maicosuel. Já a camisa é inspirada em um modelo que Loco Abreu usa por baixo do uniforme, com fotos e símbolos espalhados.
Anteriormente, já foram lançados quatro produtos ligados ao jogador. Os novos artefatos têm cronogramas distintos. “A camisa deve chegar às lojas no próximo mês. O boneco ainda está em fase de elaboração”, afirmou o diretor de marketing Marcelo Guimarães, que demonstra otimismo quanto ao novo projeto: “Já estamos trabalhando com algumas coisas ligadas a ele, e esses também serão sucesso”.
Foram vendidos 20 mil exemplares da camisa celeste de Loco Abreu, aproveitando a repercussão de sua atuação na Copa do Mundo da África do Sul, e oito mil camisas da “cavadinha”, que é destinada ao público infantil. Os torcedores mirins são o principal foco do departamento de marketing em outras ações ligadas ao atacante: em 2010 também foram lançados uma história em quadrinhos (no estilo mangá japonês) sobre o uruguaio e um card com o desenho ensinando a cobrar pênaltis com o estilo do uruguaio.
A proteção bucal que o camisa 13 usou na partida disputada contra o Fluminense, no último fim de semana, causou grande repercussão, mas não será comercializada. O objeto tem as cores do Uruguai e assinatura do jogador.
“Estamos atentos a todas as possibilidades de explorar a imagem do Botafogo com os torcedores, e o Loco é um personagem ótimo para isso”, disse Guimarães, que rechaçou vender protetores bucais com a assinatura do uruguaio. “Não está nos nossos planos. Até o momento, não enxergamos um bom nicho para lançar um produto como aquele”, explicou.