Após um ano de 2011 fortemente ativo na área promocional, especialmente com a campanha “Sete é Fogo”, na qual há ações de marketing em todo dia 7 de cada mês, o Botafogo está preparando o planejamento para a próxima temporada e já tem um foco. O ano de 2012, segundo o marketing do clube, será voltado para ações digitais.
“Nós daremos toda a ênfase em tecnologia. Vamos investir em monitoramento das mídias sociais, mais do que para ver o que torcedores estão falando, mas para saber quais são os desejos dele. O que eles gostam, o que eles compram, enfim, o perfil de consumo da nossa torcida”, explica Marcelo Guimarães, diretor de marketing do time.
Um dos primeiros exemplos de como o Botafogo irá explorar a internet foi mostrado na Soccerex, feira de negócios no futebol realizada nesta semana no Rio de Janeiro, na qual o clube carioca marcou presença com um estande. Em uma televisão, aparecia a imagem de todos os que passavam pelo local, mas contornados por chamas.
Esse programa, responsável por formar imagem dos visitantes do estande alvinegro pegando fogo, será um aplicativo que será disponibilizado para Facebook. A ideia é que internautas acessem esse dispositivo e o conectem às suas webcams, para que a foto do torcedor seja tirada e instantaneamente transformada para que haja chamas.
A vantagem do Botafogo na criação de ações dessa espécie está na organização interna do departamento. Formado por cinco núcleos (comunicação, novos projetos, licenciamentos, eventos e web e visual), o último deles é totalmente focado em criação. “Nós temos uma house, e quase tudo é feito dentro de casa”, resume Guimarães.