A Brahma anunciou com pompa, na última sexta-feira (27), uma ação para ativar o bom momento do Flamengo no Brasileirão. A marca de cerveja prometeu distribuir cartazes com a frase “Hoje Tem Gol” a torcedores rubro-negros nos arredores do Maracanã antes da partida contra o São Paulo, realizada no sábado (28).
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A ideia era, assim, aproveitar o embalo do clube e, quem sabe, obter exposição espontânea da marca em caso de celebração de um gol. O plano, porém, foi abortado pela empresa, que não utilizou a mesma estratégia de divulgação para alardear que a ação foi desfeita. A comunicação da desistência, aliás, só foi feita após a Máquina do Esporte publicar nesta segunda-feira (30) que a ação havia naufragado após o empate sem gols no jogo.
Foto: Divulgação / Brahma
Segundo apurou a reportagem, o recuo da marca se deu por dois motivos. O primeiro, logicamente, foi a descoberta, depois de ter divulgado o projeto, de que a ação com apenas um dos clubes patrocinados por ela poderia gerar críticas de outros times com os quais a marca tem acordo, entre eles o próprio São Paulo, adversário flamenguista no Maracanã.
O segundo motivo foi a própria repercussão negativa que poderia haver com o torcedor do Flamengo, em caso de o time não conseguir marcar um gol no jogo. Adepta de usar a força de mídia espontânea das redes sociais, a Brahma percebeu que viraria refém da estratégia que geralmente adota.
No final das contas, a empresa decidiu não fazer a ação, e achou que o melhor caminho seria esconder a iniciativa.