Brasil usará camisa nova com escudo velho na Copa América

Rogério Caboclo, novo presidente da CBF, apresentou escudo modernizado (Foto: Lucas Figueiredo / CBF)

A CBF fez dois anúncios nesta terça-feira (9): um novo escudo para a entidade e o novo uniforme que será usado pela seleção brasileira na Copa América de 2019. O único problema é que as duas informações não foram cruzadas, e o time jogará o torneio com uma camisa desatualizada.

Durante a tarde, o novo presidente da CBF, Rogério Caboclo, usou o primeiro dia de seu mandato para anunciar o novo desenho do escudo que representa a entidade e as seleções nacionais. A ideia é modernizar o símbolo e torná-lo mais amigável às plataformas digitais. A promessa é que as identidades visuais ganhem novidades até a Copa do Mundo de 2022.

“Essa mudança reflete os valores que a CBF quer reforçar na sua relação com todos os seus parceiros e com a sociedade”, reforçou Caboclo, em seu primeiro dia de presidente da CBF.

Vinícius Júnior foi o modelo para a nova camisa da seleção, mas com o velho escudo (Foto: Divulgação)

Poucas horas depois do anúncio da CBF, a Nike resolveu divulgar as camisas que serão usadas na Copa América, mas o escudo novo não esteve presente. Segundo a entidade, o símbolo só entrará na camisa na estreia da seleção nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022. Até lá, o torcedor irá conviver com a dupla identidade da Confederação.

A justificativa está no prazo de produção das camisas. Entre a aprovação do desenho e o lançamento oficial do uniforme, são necessários cerca de oito meses, o que impossibilitou a mudança de escudo na camisa da Copa América.

E o lançamento deste ano, para a Copa América, veio com uma novidade maior do que o comum. A Nike confirmou uma camisa branca para o torneio, que fará homenagem à camisa de 1919, ano do primeiro torneio sul-americano realizado no Brasil. O uniforme principal ainda será amarelo, em referência ao time de 1989. Ambas as vestimentas estão com o escudo antigo da CBF.

“A coleção une o clássico visual retrô do futebol daquela época ao estilo moderno do esporte contemporâneo”, exaltou o diretor de marketing da Nike, Daniel Paz, em nota.

A Máquina do Esporte procurou a CBF e a Nike para comentar o desajuste entre a nova camisa da seleção brasileira e o escudo lançado nesta terça-feira (9), mas a comunicação das duas entidades não atendeu aos telefonemas.

A CBF já colocou o novo escudo nas redes sociais da entidade. E as novas camisas da seleção também já estão à venda, no site da Nike e na loja do Museu da CBF. A partir da próxima sexta-feira (12), ela ficará disponível em todas as Nike Stores e nas lojas da Centauro. Para o restante do mercado, a nova coleção estará à disposição do público a partir da próxima segunda-feira (15).

Sair da versão mobile