Brasileiro do Chelsea causa ‘crise diplomática’ na China

Os posts de Kenedy, que causaram polêmica

Uma simples brincadeira nas redes sociais causou a maior crise de imagem de um clube europeu em tour de pré-temporada.

Duas postagens do atacante Kenedy no Instagram causaram um estrago na viagem do Chelsea, clube do brasileiro, que teve que ser enviado às pressas de volta a Londres.

O jogador publicou dois posts que causaram revolta entre a população local. No primeiro, no último sábado, escreveu “China porra”. A imprensa inglesa, porém, sem se atentar ao erro da ausência de vírgula na frase e à gíria brasileira, traduziu para “China, fuck you”.

No mesmo dia, postou foto de um segurança dormindo e fez uma legenda irônica: “Acorda, China. Vacilão.” Os comentários causaram revolta entre os chineses. Segundo o jornal “The Sun”, o clube pode ser banido do país por conta do arranhão diplomático.

Kenedy chegou a entrar em campo na vitória sobre o Arsenal, no último sábado, por 3 a 0. No entanto, foi bastante vaiado pelos torcedores.

O atacante brasileiro Kenedy, do Chelsea

Diante da má repercussão do caso, o atleta apagou as duas postagens e publicou um pedido formal de desculpas em inglês:

“Gostaria de me desculpar com o povo da China pela ofensa que causei. Nunca foi minha intenção insultar ou ofender ninguém e agora percebo que meus comentários eram totalmente inapropriados. Desejo afirmar que tenho um enorme respeito e admiração pelo povo chinês e seu país. Gostaria também de pedir desculpas ao meu clube Chelsea e a todos os meus companheiros que chateei com os meus posts. Compreendo totalmente a responsabilidade de representar meu clube e nunca foi minha intenção causar esse embaraço nem desrespeito.”

O time inglês também tentou corrigir o estrago, pedindo desculpas através de suas redes sociais chinesas. O Chelsea publicou mensagem dizendo que “as ações de Kenedy foram um erro que o farão aprender muito. Seu comportamento não representa o restante da equipe e não se alinha com as altas expectativas do clube e os requisitos rigorosos para seus jovens jogadores. Ele foi severamente repreendido e disciplinado.”

Já sem Kenedy no elenco, o Chelsea foi superado pelo Bayern de Munique, por 3 a 2, nesta terça-feira (dia 25). O jogo foi disputado em Cingapura e valeu pela Champions Cup. No próximo sábado (dia 29), o time londrino volta a campo para enfrentar a Inter de Milão. 

Sair da versão mobile