Brasileiros ignoram marcas da Copa, diz pesquisa

Quais são os patrocinadores da Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil? Para 47% dos brasileiros, essa é uma pergunta impossível de se responder. Foi isso que apontou uma pesquisa realizada pelo instituto Hello Research entre os dias 22 de fevereiro e 7 de março deste ano.

O levantamento entrevistou mais de mil pessoas em 70 cidades brasileiras. Nesse universo, 47% disseram que não sabem ou não se lembram de nenhuma marca associada à competição de futebol. Entre as pessoas com mais de 60 anos, o índice de desconhecimento chega a 67%.

O pior é que nem todos os que respondem efetivamente conhecem um patrocinador. Afinal, entre as dez marcas mais citadas pelos brasileiros, apenas quatro realmente investem na Copa do Mundo de 2014.

Os patrocinadores que apareceram entre os dez primeiros na pesquisa de lembrança de marca são Coca-Cola, Itaú, Adidas e Brahma. O ranking também é formado por Caixa Econômica Federal, Bradesco, Banco do Brasil, Itaú, Petrobras e Vivo.

“Fica evidente o fato de existir muita confusão por parte da população entre patrocinadores da Copa do Mundo Fifa 2014, patrocinadores da seleção brasileira de futebol e patrocinadores de outras modalidades. Outro fator a ser considerado é que as empresas devem potencializar seus investimentos em comunicação a partir da Copa das Confederações”, disse Davi Bertoncello, sócio-diretor da Hello.

A marca mais citada pelos brasileiros foi a Coca-Cola (32%). Em segundo lugar no ranking aparece a Nike (18%), rival direta da Adidas, marca de material esportivo que patrocina a Copa do Mundo. Depois, acontece empate técnico entre quatro bancos: Caixa Econômica Federal (13%), Bradesco (13%), Banco do Brasil (12%) e Itaú (11%).

O mesmo instituto já havia feito uma pesquisa sobre a Copa das Confederações deste ano, que será realizada no Brasil. Segundo o levantamento, 85% da população local não sabe do que se trata o torneio.

Sair da versão mobile