Bridgestone ativa aporte a Tóquio 2020 com isolamento sísmico

A marca de pneus Bridgestone, patrocinadora dos Jogos Olímpicos e dos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, forneceu seus rolamentos de isolamento sísmico de última geração para dois locais permanentes recém-construídos que sediarão o evento no ano que vem. A tecnologia avançada de proteção contra terremotos será utilizada no Tokyo Aquatics Centre, onde serão disputadas as provas de natação, nado sincronizado, saltos ornamentais e paranatação, e na Ariake Arena, local que receberá o vôlei e o basquete em cadeira de rodas.

Os rolamentos de isolamento sísmico são suportes estruturais flexíveis que isolam uma estrutura do solo para ajudar a reduzir a propagação do choque sísmico e diminuir a chance de danos no caso de um terremoto. A instalação sob o teto, em vez de sob a fundação do local, ajuda a reduzir a carga sobre os elementos de suporte estrutural do teto. Este tipo de instalação é frequentemente usado em construções em forma de hall ou cúpula com grandes espaços abertos, como arenas esportivas.

Perspectiva artística do Tokyo Aquatics Centre (Arte: Governo Metropolitano de Tóquio)

“A Bridgestone tem estado na vanguarda da tecnologia de isolamento sísmico por décadas. À medida que nos preparamos para receber o mundo nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos em nossa cidade natal, estamos explorando todas as oportunidades em que nossos produtos e soluções inovadoras podem melhorar e apoiar a maneira como atletas, visitantes e convidados vivem e viverão Tóquio. Nossos rolamentos de isolamento sísmico ajudarão a garantir uma experiência segura e agradável para todos os visitantes nesses dois locais tão esperados durante os Jogos e por muitos anos”, afirmou Tomohiro Kusano, vice-presidente da Bridgestone.

A tecnologia de isolamento sísmico é desenvolvida pela marca desde 1984 no Japão. Os rolamentos fazem parte de várias instalações no país, caso da Estação de Tóquio, e fora dele, como a Prefeitura de Los Angeles, nos EUA. Além disso, estão presentes em instalações de preparação para desastres, prédios governamentais, hospitais, instalações comerciais e complexos de apartamentos residenciais espalhados pelo mundo.

A ajuda na questão da prevenção de danos por conta de terremotos é apenas uma das contribuições que a marca japonesa quer dar como patrocinadora olímpica e paralímpica. A Bridgestone quer “promover o bem-estar e a felicidade de todas as pessoas”, implementando bons valores por meio da missão de “servir à sociedade com qualidade superior”.  

Em nota à imprensa, a marca listou o que pretende fazer até os Jogos Olímpicos, que começarão daqui exatamente um ano:

Sair da versão mobile