Patrocinadora do Comitê Olímpico Brit”nico, a companhia aérea British Airways tem “pedido” ao seu consumidor para que ele não use os serviços da empresa durante os Jogos Olímpicos. “Não viaje, torça pelo time da Grã-Bretanha” é o mote da campanha publicitária da companhia que está espalhada pelo metrô de Londres e que também pode ser vista em jornais e televisão.
Antes de os Jogos começarem, boa parte das pesquisas de opinião de público que eram feitas em Londres mostravam que a população local pretendia deixar a cidade durante o evento, com receio do grande aumento no fluxo de turistas nos 15 dias de realização das Olimpíadas.
Para tentar brincar com essa situação, e também para reforçar a necessidade de união das pessoas em torno do espírito brit”nico, a British criou sua peça publicitária. A empresa é uma das poucas patrocinadoras do time brit”nico a usar o humor na publicidade. Quase todas as outras marcas têm preferido exaltar o orgulho do país na comunicação.
A exaltação aos Jogos Olímpicos e ao orgulho nacional em receber o evento é quase que uma exigência que o Comitê Olímpico Internacional faz para uma cidade quando ela decide ser candidata a receber a competição. Essa é uma das principais armas do COI para fazer com que o público decida comparecer em peso às arenas de competição nas Olimpíadas.
Até agora, porém, muitas instalações em Londres têm ficado com lugares vazios nas fases preliminares de disputa, principalmente nos esportes coletivos. A tendência, nos próximos dias, é a de que as arenas fiquem lotadas com o afunilamento dos Jogos.
* O repórter viaja a convite da Adidas